Ecologização da Vida: o Estado ausente e passivo!!!

Agricultura Ecológica

Atualmente a agricultura ecológica no Brasil anda de mau a pior. Depois de 8 anos de governo Lula e mais 01 ano de governo Dilma, totalizando 9 anos de governo do Partido dos Trabalhadores, a agenda da segurança alimentar não passou de políticas e programas para combater a fome dos mais miseráveis. Pauta esta, que já é de grande e insuperável importância, no entanto, ainda continuamos sendo o pais que mais consome agrotóxicos (5 litros de agrotóxicos por pessoa/ano), que mais exporta grãos para ração animal, que tem relevante papel internacional na exportação de frango “bombado” de corte, além de tantas outras mazelas no mundo rural.

Nestes 09 anos, as políticas para a produção de alimentos ecológicos foram pífias, e quando realizadas com certa consistencia, foram feitas pelo Ministério da Agricultura (de controle dos latifundios e bla bla bla) e pelo Ministério de Desenvolvimento Social, pasmem, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (criado para atender as demandas e propor políticas para a agricultura familiar e camponesa) faz movimentos absolutamente insignificantes perto do que deveria ter feito.

Mas a questão é mais pra cima. Não vamos jogar pedra nos ministeriaveis e seus assessores, mas principalmente no chefge do poder executivo, a presidencia da republica e do seu partido. Assim,  a questão que devemos colocar é: quando é que os partidos vão incluir nas suas agendas políticas, pontos como a produção de alimentos ecológicos, o uso intensivo de bicicletas, a produção de combustíveis renováveis de base ecológica, entre outras questões que são emergentes e indispensáveis para um pais e um mundo mais humano, mais igualitário, com menos cancêr, com mais vida para todos.

Atualmente, quando no período eleitoral, o que mais conseguimos avançar, foi a incorporação das agendas do ambientelismo internacional, ou seja, a preservação de ecossistemas sem a presença humana. É ou não é um fracasso?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s