Você bebe suco de laranja? então tá!

Neste último final de semana, andando pela feira livre que tem no meu bairro, encontro uma amiga e ela me pergunta onde costumo comprar laranja. Foi quando me dei conta que parei de consumir laranja in natura a muito tempo e a pouco tempo parei de consumir suco de laranja processado. Pois bem, ela me perguntou porque, quis responder, ela não deixou. E porque não me deixaria: respondo a vocês. Porque diria a ela que os EUA barraram 3 carregamentos de suco de laranja em janeiro deste ano, pelo motivo de que encontraram sinais de carbendazim, um fungicida ilegal. Bom, a questão não é bem esta, mas também é. Imaginem a seguinte situação: a produção de alimentos no Brasil já é a que mais utiliza agroquimicos no mundo, 5 litros por indivíduo por ano (segundo dados oficiais), pois bem, se já usamos muito esse negócio todo, ainda temos que usar os ilegais. Poxa!

Mas a questão não para por aí. Quem produz laranja no Brasil? São os GRANDES LATIFÚNDIOS deste país. A Cutrale é um exemplo delas, ocupada pelo MST no ano de 2009, e que tem quase 3 mil hectares irregulares, grilados, e outros quase 40 mil hectares produzindo laranja com esse tal de carbendazim.

Alguns poderiam dizer: mas por que parar de consumir laranja, se tantas outras coisas que consumimos que podem ser iguais ou piores. Bom, se sei que a laranja é sinal de perigo e pode me ajudar a desenvolver algum tipo de doença: por que consumir?

Mas voltemos e vou finalizando meu pensamento: Os EUA barraram o suco de laranja brasileiro. Mas será mesmo que o FDA (Food and Drugs Adminstration) e o governo norte amerciano, esta realmente preocupado com a saúde de seus cidadãos? será mesmo? dá para acreditar? Pensemos: a partir do mês de março de 2011 o Brasil ganhou a luta contra a super taxação sobre o suco de laranja (depois de mais de uma década de disputa na OMC). Perdem e passam a comprar o suco brasileiro por um preço bem mais barato, detalhe, em plena crise nos EUA. Então fica a questão? será mesmo que o FDA é um órgão que cuida da saúde dos cidadãos norte americanos? e as nossas agências? será que se preocupam com alimentos realmente saudáveis?

E nós, realmente estamos pensando sobre isto? o que estamos comendo?

Zé fini.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s