Smart Phones, TVs LEDs, Motores Elétricos e até gasolina estão em risco!?!?

Foi só a China se transformar na maior potência mundial ou ao menos ser potencialmente a maior potencia mundial, que o mundo passou a exigir que começasse a monitorar e controlar o impacto ambiental da sua produção industrial.

Bom, isto não adiantou muito, pois para quem cresce 8 a 10% ao ano, impacto ambiental é princípio, não preocupação.

Pois bem, agora a China resolveu mudar, vejam só. A maior produtora de Terras Raras (um tipo de minério que é matéria prima para imã, equipamentos eletronicos, enfim) do mundo, dominando 95% do mercado mundial, resolveu informar a comunidade mundial que irá reduzir a produção, pois o impacto ambiental e a preocupação com a saúde dos trabalhadores passa a ser principio, e desta forma não há como manter o nível da produção nestes patamares (150 mil toneladas ano).

Mas você ira dizer: o que eu tenho haver com isso? Bom, esta tal de terras raras é a matéria-prima para a produção de tudo que é produto da cadeia industrial de todo e qualquer produto eletrônico. Ou seja, se você tem ou quer ter um Smart Phone, um Tablet ou uma Tv LED, passe a se preocupar. Mas não precisamos ir tão longe, é necessário terras raras para produzir gasolina, ou seja, essa TERRA faz parte do DNA da nossa vida urbana-industrial.

Voltemos: antes, a Comunidade Internacional denunciava a destruição que a China estava produzindo no meio ambiente, agora, a Organização Mundial do Comércio (OMC) esta sendo palco da disputa entre EUA, EU e Japão e a China, pela não diminuição da produção de terras raras.

Alguns, lendo estas informações, poderiam ficar stressados, pois não fique. A China é a maior produtora, no entanto EUA e Brasil possuem as maiores jazidas do mundo. Porém, contudo, todavia, ninguém quer produzir esta tal de terra rara, acho que por isso que ganhou o adjetivo de rara. Rs! Pois, o desastre ambiental e na saúde dos trabalhadores é devastador, segundo dizem os especialistas. A situação e tão chocante que a Austrália extrai o minério, mas leva para a Malásia para processa-lo. Ou seja, que sejam os pobres e incautos que façam o trabalho sujo.

Agora a questão que fica: mantemos a produção de iphones e tvs Led ou vamos ser um mundo mais sustentável?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s