Brasil: o país do futuro!!! é isso?

Será mesmo que o Brasil é o pais do presente, como tantos dizem. Realmente fui levado a acreditar nisto, mas vendo coisas do nosso cotidiano, tenho que concordar, ainda somos e continuamos a ser, o PAÍS DO FUTURO. Pois é, hoje estava lendo alguns blogs, quando me deparo no Blog do Tarso com uma notícia, que num primeiro momento, me agradou, fiquei contente, realmente me deixou esperançoso – a manchete da matéria é: “Governo da presidenta Dilma Rousseff oferece R$ 800 mil para pesquisas sobre modernização do Estado”. Com uma manchete desta, realmente fiquei animado, digamos assim!!!

Porém, contudo, todavia, fui ler a noticia. E com mais parcimônia fui lendo, analisando, refletindo. Pois é meus caros, imaginem um edital, onde o teto para as pesquisas é de 90 mil reais, sendo que o edital é de 800 mil reais, ou seja, daria para atender um total de 9 projetos, talvez 18, sendo que cada um leve a metade do teto máximo do edital. Dá para acreditar? que apenas 9 projetos de pesquisa terão a responsabilidade de achar caminhos para modernizar o Estado brasileiro? Isto mais parece piada. Enquanto em paises sérios, investe-se em centenas de pesquisas para que daqui uns 5 ou 10 anos tenhamos alguns caminhos, no brasil, 9 projetos e vualá, um estado melhor, mais “moderno”. Rara ra!

Bom, mas a história é essa! Para quem não convive no mundo virtual do financiamento de pesquisa no Brasil, isso mesmo, é virtual, ele existe mas não existe, ele funciona exatamente desta forma: lançam editais de 2 milhões de reais (como é todo ano no CNPQ), uau, dirão alguns mortais, nossa, quanto dinheiro. Porque vocês estão reclamando seus professores e pesquisadores???

Mas reflitam! Pesquisa para o país todo. São dezenas de centenas de pesquisadores, nos mais variados locais deste continente chamado Brasil, sendo que normalmente o limite para projetos de pesquisa é 20 mil reais, no entanto, porém, todavia, contudo, normalmente fazem o corte de 30% ou mais, e quem leva, ou melhor, quem é aprovado por mérito nos editais de financiamento de pesquisa, são projetos que propõe metade ou menos da metade do teto limite por projeto, ou seja, em torno de 8 mil reais, talvez 10. Alguns vão dizer: mas para quem não tem nada, isso tá bom. ok!!!

Para um pais que era pobre, o Brasil desse jeito, tá BOM!!! E assim segue: Brasil é o pais do que…..?!!!

Deixe uma Resposta

