Estamos cada vez mais próximos de uma Greve histórica durante um governo do PT: das Universidades Federais

Depois de 9 anos de uma relação de muita parceria e cordialidade, entre os professores univesitários das Univ. Federais e o Governo do Partido dos Trabalhadores, aponta-se uma greve para o dia 17 de maio de 2012.

Será uma data marcante, pois o PT sempre teve forte expressão dentro das Universidades Federais, tanto foi que o governo Lula fez os reajustes necessários e “melhorou” o ambiente das universidades públicas federais, logo a partir do início do seu governo.

No entanto, estamos vivenciando um governo Dilma, que é marcado cada vez mais pela intransigência nas negociações, contenção de gastos e assume para si a responsabilidade de efetivar as mudanças que acredita serem válidas e necessárias. Este receituário é bastante perigoso e inflamável.

Pois bem, mesmo depois de quase 2 anos de negociações, o ANDES (Sindicado Nacional dos Professores Univ.), passaram para um segundo estágio, o do enfrentamento e de braços cruzados – GREVE. Mas não será a toa, pois além dos 4% de reajuste, eu disse, reajuste e não aumento real de salário, que não foram efetivados (em março de 2012) após a negociação acordada e assinada em agosto de 2011, ainda temos a intolerância do governo para avançar na negocição de um novo Plano de Carreira (que envolve também as IFES).

Assim, sendo, o que tudo indica, no dia de hoje, é forte tendência a uma greve nacional das universidades federais, e que será uma greve não muito curta.  Mas a esperança é a ultima que morre, e assim sendo, espera-se que o Governo tenha bom senso e passe a negociar, e não apenas marcar reunião atrás de reunião para agendar uma nova reunião, detalhe, segundo as lideranças sindicais, regadas a um bom papo.

Segue o texto do site do ANDES sobre a reunião de ontem, entre o sindicatos e o MEC/MP.

http://www.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5301

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s