PAC Prevenção de desastres naturais para Sul e Sudeste: e o Nordeste????

Mais uma vez o Nordeste fica de fora das ações do governo. A Presidenta Dilma lançou o PAC para prevenção de desastres naturais. Pois é meus caros, o nordeste, para o governo não possui desastres naturais. Mas o que é um desastre natural para este governo? bom, para eles, desastre esta relacionado com água, ou seja, as ações serão voltadas para a contenção de cheias, erosão pluvial e marinha. Um bom motivo para realizar os investimentos necessários para conter o mar nas principais cidades e capitais costeiras do país, além de despejar dinheiro nos locais onde o Estado liberou construções absolutamente irregulares e de risco. Agora quem paga a conta?

Bom, mas voltemos ao nordeste. É de conhecimento de todos que o nordeste sofre um dos maiores desastres naturais do país, a SECA, com uma intensidade cada vez maior (a uns 20 anos eram 4 ou 5 meses de seca, agora são 8 a 9 meses, com momentos de chuva com menor intensidade). Mas a questão que fica é: por que seca não é desastre natural e enchente é? Me parece que a ideia de desastre esta ligado há algo que destrói o que estava construido, certo! Como no nordeste, no sertão do nordeste não tem nada construído (segundo os padrões de desenvolvimento vigentes, deixemos isso claro), não tem motivo para considerar aquilo desastre, certo!?

Do contrário, as cidades industrializadadas e turisticas do país merecem maior atenção. Isto é mais um recado claro: industrialize e seja “moderno”, grande, uma verdadeira cidade, e desta forma conquistará as benesses do dinheiro público.

Aliado a isto, existe intensamente o preconceito de quem não mora no nordeste e a vontade de reproduzir ainda mais a pobreza para quem é político do nordeste, e isto é juntar a fome com a vontade de comer.

Para reafirmar ainda mais essa ideia, foi a seca que ocorreu na passagem de 2011/12 no Sul do país, e que rapidamente o Governo já estabeleceu um programa de combate a estiagem, com ações de irrigação e construção de cisternas nas regiões mais afetadas do Sul do país.

Que país é esse?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s