96% dos trabalhadores da iniciativa privada conseguem aumento real em 2012: e o funcionalismo público?

Dieese afirma que 96% das negociações coletivas fechadas em 2012 renderam aumento real aos trabalhadores (da iniciativa privada, logicamente!!).

Sério? que ótimo! isso realmente é um notícia que tem sido reproduzida nos últimos 7 ou 8 anos. A partir de 2004/05 as negociações de trabalhadores foram sendo cada vez melhores.

Mas isso significa que os patrões estão mais bondosos? Não. É que tem faltando mão de obra qualificada, além de que a disposição para segurar a mão de obra já qualificada nas empresas é prioridade. Assim sendo, os aumentos tem sido sim, efeito da política de crescimento econômico brasileiro, da era Lula, mas que faz com que a ausência de mão de obra qualificada impacte diretamente nos salários.

Além dos acordos serem favoráveis aos trabalhadores da iniciativa privada, eles tem data base e toda parafernália possível para garantir aumentos consideráveis, mesmo em tempos de crise.

Já o funcionalismo público, seja Federal, Estadual ou Municipal, não tem data base, não tem lei de greve, não tem absolutamente nada que possa lhe garantir as condições remuneratórias – lembremos dos 8 anos sem aumento de nada de nada no governo FHC.

O que existe hoje em dia é o poder de barganha, ou seja, se você é das forças armadas, banco central, judiciário ou legislativo, pode ter a absoluta certeza de que será contemplado todo ano com bons e polpudos aumentos.

No entanto, o baixo clero do trabalhadores públicos, não tem tido aumento há 3 anos, e agora os governos prometem “aumento” abaixo da inflação e parcelado em 3 ou 4 anos…que coisa é essa, piada? alguns irão dizer, não esta satisfeito vai para outro trabalho…é, e assim ficamos com todos os acomodados, corruptos, insistentes, apaixonados pelo trabalhadores, lutadores, mas também o que pode haver da mais baixa qualidade do funcionalismo…

É Tia Dilma, a senhora esta se saindo muitoo melhor do que a encomenda!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s