Apagão aéreo no Brasil é constante e “cheio de vida”: viracopos fechado a mais de 36 horas

Foto: Ricardo Custódio / EPTV

O aeroporto de Campinas, Viracopos, esta fechado desde a noite de sábado. Pela Azul, mais de 15 mil passageiros foram prejudicados, imagine nas demais (mais de 300 vôos cancelados).

E isso porquê? A explicação é simples e rasteira: o aeroporto tem uma pista só, e nesta pista um avião de carga furou o pneu na aterrizagem. Ou seja, caos aéreo no Brasil.

Mas quem disse que caos aéreos no Brasil só acontece porque temos operação padrão dos controladores de vôo ou porque uma pista em Campinas fechou? Não, não! É mais simples, vivemos constantemente num caos aéreo. Assim como nas estradas, o céu esta um caos.

Para quem viaja, sabe muito bem que vôos para o nordeste, seja partindo do sul, sudeste ou centro oeste, demoram de 4 a 12 horas (viagens que demorariam normalmente 2 hs30 no máximo), com no mínimo de 2 paradas e normalmente 4 paradas. E isto também vale para o Norte do país. Mas aí a coisa pega mais forte. Para o Norte, tem alguns locais que podem chegar a 16 horas de vôo. Lembrem: para ir do Brasil para Portugal ou Espanha, partindo de Natal, a viagem é de 6 horas.

Mas não é só isto. Seja na quarta (em tese, dia menos movimentado nos aeroportos brasileiros) ou na sexta, os aeroportos continuam lotados, abarrotados de gente (o que é otimo, se pensarmos pela quantidade de pessoas, mas péssimos se pensarmos pelo tamanho dos aeroportos), com vôos quase nunca partindo no horário e quase sempre com vôos cancelados.

Para aqueles que gostam de muita adrenalina, altas emoções, é só comprar uma passagem aérea para um feriado, mas se quiser ser mais hard ainda, compre para véspera de natal, ano novo e carnaval. Aí sim, você irá perceber claramente o que significa caos aéreo.

Alguns poderão dizer: mas aeroporto é coisa para quem tem grana? Pois é, é exatamente isso que devemos combater. Democratizar viagens aéreas é dar melhor qualidade de vida para nordestinos, sulitas, nortistas, que tem família longe e ficam 30, 40, 50, 60 horas em viagens de ônibus pelo país a fora.

E a roubalheira continua: companhias aéreas dizendo que estão quebradas, governo investindo e subsidiando altamente as empresas, passagens subindo…e a copa chegando…onde vamos parar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s