Aos Professores: potências racionalizantes do mundo moderno!!

Ontem foi o dia dos professores. Centenas de milhares de pessoas postaram e twitaram parabenizando seus professores/as. Lembraram do passado e revigoraram o presente, elogiando e cobrando dos professores uma postura de promover a formação das pessoas.

Alguns, ditos mais radicais, fazem suas críticas a postura disciplinadora dos educadores e institucionalizadora do ambiente escolar. Outros ainda, disseram que educadores são a mão invisível do mercado, do capital, que dociliza os corpos para potencializar o controle do capital sobre as mentes.

Mas tivemos aqueles que lembraram de Paulo Freire, o grande, o maior dos maiores mestres da educação moderna, que nos coloca como potencias libertadoras, revolucionárias diante de uma sociedade repressora e excludente.

Bom, até aqui, a única coisa que podemos concordar é que o espaço da educação é de conflito, de disputa, um espaço que deve ser democrático ao extremo, para possibilitar o amplo e irrestrito debate sobre esta dimensão da vida.

Até aqui, acredito que esteja falando, dizendo, escrevendo o que é consenso. Mas vou além. A educação, seja ela a capitalista, a libertadora, a disciplinadora, seja qual for, ela tem um único objetivo, que para além das disputas, é algo transversal e presente em todas as abordagens: o seu caráter racionalizador, de educar para desmestificar o mundo mágico da não ciência, desmestificar a própria disciplina, o capitalismo, a democracia. Ou seja, a educação tem como potência a ideia fundante da ciência moderna (e mais primariamente a Filosofia): a crítica, a dúvida, o método científico, a concretude da realidade. Enfim, seja para onde for, a educação esta ai para nos tirarmos da magia, para nos racionalizarmos, nos quantificarmos, nos qualificarmos a partir da ciência quantificavel e limitadora ao mesmo tempo revolucinária e libertária, mas ainda racionalizadora.

Se isso é bom? Essa é a questão: para muitos sim, para outros nem tanto….posso afirmar que já foi bem pior e bem melhor…hoje nos encontramos numa crise….parte não quer…parte quer muito….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s