PEC 241: segurança para o capital nos próximos 20 anos

Resultado de imagem para capital

A PEC 241, em debate no dia de hoje na Câmara dos Deputados, e logo mais será aprovada por maioria com certa folga, tem sido apresentada pelos governistas biônicos como algo que trará avanços para o emprego e para o desenvolvimento brasileiro, pois irá garantir que o Estado não gaste mais do que recolhe, e também esteja proibido de fazer dívidas para novos investimentos, e assim não pague juros, o que na visão destes é o principal elemento que tem gerado a crise e os problemas advindos desta. Com isto, o Estado e os futuros governos, estariam impedidos de investir para além da inflação, ou seja, se mesmo o país crescendo 5% do PIB, e com inflação zero, o que seria um cenário ideal, os governos estariam impedidos de investir em serviços públicos e infraestrutura.

Bom, mas se paramos ai, pensamos que apenas os rentistas e os bancos é que ganhariam algo com isto, não é mesmo? Mas como um governo conseguiria se sustentar por tanto tempo sem investir? E mesmo os setores mais a direita, como a elite agrária, necessitaram de investimentos em educação, infraestrutura, saúde, urbanização, pois com sua expansão, os serviços serão necessários para mão de obra qualificada, novas cidades, portos e estradas, enfim…Mas então, qual a razão que até mesmo a elite “produtiva” se posicionou a favor desta PEC? Os mais ingênuos irão corroborar com o discursos da esquerda e do centro-esquerda, que diz que esta PEC irá reduzir os serviços públicos e irá prejudicar grandemente a população brasileira. E isto seria real? Sim, com certeza. Mas a elite econômica brasileira não quer apenas aplicar seu capital nas bolsas e viver de renda, pois sabe dos riscos que estes investimentos possuem, eles querem é colonizar cada espaço, cada setor de serviços do país. E de que forma? Não basta ser muito inteligente, apenas imaginar que sem serviços públicos ou com serviços públicos extremamente precarizados, as pessoas precisarão buscar estes mesmos serviços nas empresas, e estas empresas terão a, aqui vem o pulo do gato, garantia de 20 anos para investir em educação, saúde, infra estrutura, etc etc, ou seja, serviços em geral, e estarão protegidos de governos que tenham uma perspectiva estatizante.

A PEC 241 nada mais é do que o aparato legal para que a iniciativa privada tenha todas as garantias de que investir em serviços, que deveriam ser públicos, terá retorno garantido…resultado disso: mais endividamento das pessoas, mais precarização do trabalho, pior qualidade dos serviços, exclusão da pobreza extrema de tudo, e por fim, mais acumulação do capital em poucas mãos….é a roda do capitalismo entrando no seu prumo ideal em terras tupiniquins….

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s